Ausência de justificativa eleitoral impede expedição de documentos

No próximo domingo (29), acontece o segundo turno das eleições municipais. Assim como das outras vezes, o cidadão que não puder comparecer às urnas, nas cidades onde a disputa para prefeito ainda não foi decidida, deverá justificar a ausência em até 60 dias à Justiça Eleitoral. A apresentação da justificativa deve ser feita para cada turno eleitoral, de maneira separada. Vale lembrar que o voto é obrigatório para todos os cidadãos entre 18 e 70 anos.

O requerimento de justificativa pode ser entregue em qualquer seção eleitoral, enviada através dos Correios   ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito, além de ser preenchida através do e-Título. O documento deverá ser acompanhado por um documento que comprove o motivo da ausência. 

Ao deixar de justificar a ausência na eleição, o cidadão fica impedido de emitir segunda via de documentos, assumir cargos públicos, obter empréstimos bancários, além de sofrer outras consequências. Para mais informações, consulte o site o Tribunal Superior Eleitoral. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *