Governo comprará vacina chinesa

Durante a live desta quinta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro negou que tenha comemorado a interrupção dos estudos da vacina CoronaVac. Desenvolvida através de uma parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, a pesquisa do imunizante precisou ser interrompida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na última terça-feira (10), após uma reação adversa.  Porém os estudos já foram retomados. 

De acordo com algumas notícias publicadas por outros veículos, o chefe do Executivo teria comemorado a paralisação das pesquisas e publicado um comentário em suas redes sociais em que afirmava que essa era “mais uma que Jair Bolsonaro ganha”. O “evento adverso grave” que levou à suspensão das pesquisas teria relação com a morte de um voluntário, porém o ocorrido está sendo investigado como suicídio. Em justificativa, o presidente declarou: “A vacina parece que tem alguma coisa esquisita. Não vou falar para não dizer que tô politizando. Disseram que eu comemorei. Eu colei uma matéria de terceiros. E grande parte da imprensa disse que eu comemorei a morte de uma pessoa”.

Bolsonaro afirmou que, caso a vacina seja autorizada pela Anvisa e receba o selo de aprovação, será comprada pelo governo brasieliro. “Quem vai decidir sobre a vacina é o Ministério da Saúde e a Anvisa. Havendo a vacina comprovada, a gente vai fazer uma compra. Mas não é comprar no preço que o caboclo quer. A gente vai querer uma planilha de custos e eu quero saber se o país usou a vacina lá no seu país. E, no que depender de mim, não será obrigatória”. Vale ressaltar, que em outubro, o presidente declarou que não iria comprar a “vacina chinesa”, logo após o Ministério da Saúde anunciar a compra de 46 milhões de doses. 

Ainda sobre a pauta, o presidente afirmou que o efeito adverso que levou a Anvisa a suspender temporariamente a pesquisa do imunizante deve ser investigado. E que caso não haja comprovação deve-se seguir com a pesquisa. “Quando a pessoa comete suicídio, tem um histórico de depressão. Vão apurar a causa do suicídio. Tudo pode ser. Esclarece e volta a pesquisar”, declarou. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *