Governo russo declara que vacina tem 92% de eficácia

Baseado os estudos preliminares da fase 3, o governo russo anunciou que a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya contra a Covid-19, é 92% eficaz. De acordo com o estudo, a eficácia foi confirmada após 20 casos positivos de Covid em voluntários que tomaram a vacina e o placebo, através de uma primeira análise provisória obtida 21 dias após a primeira injeção. 

A taxa de eficácia de um imunizante é calculada a partir  da proporção de redução de casos entre o grupo vacinado comparado com o grupo não vacinado. A informação que foi divulgada pelo Instituto Gamaleya, ligado ao Ministério da Saúde do país. Na prática, o resultado aponta que uma pessoa vacinada possui 92% menos chance de pegar a doença, diante de uma pessoa que não foi imunizada. 

Atualmente, 40 mil voluntários participam de ensaios clínicos duplo-cegos, randômicos e controlados por placebo da Sputnik V. Entre os voluntários, mais de 20 mil foram vacinados com a primeira dose, além de 16 mil que receberam as duas doses. 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *