Eleições 2020: não vai votar domingo?

De acordo com as normas do Tribunal Superior Eleitoral, o cidadão que não comparecer às urnas no próximo domingo (15), deverá justificar o motivo da ausência. Além do fato de está fora do domicílio eleitoral, este ano quem tiver apresentado febre ou qualquer sintoma relacionado a Covid-19 não poderá votar e por isso deve, obrigatoriamente justificar o voto. 

Para esclarecer a ausência no próximo domingo o cidadão deve preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral. O documento pode ser encontrado nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor, portais do TSE e tribunais regionais eleitorais. Outra alternativa para os eleitores que irão justificar o voto, é fazer o preenchimento do formulário pela internet no site do TSE ou ainda fazer a justificativa pelo aplicativo e-Título. 

Na hora de entregar o requerimento, o cidadão deverá saber o número do seu título de eleitor e apresentar um documento oficial com foto (CNH, RG, carteira de trabalho ou passaporte). Para aquele que já tiverem realizado o cadastramento biométrico, é possível apresentar a versão digital do título de eleitor, que também é um documento oficial. 

O eleitor que não justificar a ausência em até 60 dias após a data da eleição, deverá pagar a multa no Banco do Brasil, ao TSE. Antes de realizar o pagamento é preciso emitir uma Guia de Recolhimento da União, no site do TSE. A multa varia entre R$ 1,05 a R$ 3,51, por turno ausente. Após quitar a guia, o eleitor deverá esperar a identificação do pagamento pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral. Após isso, o cidadão ficará regular em relação ao débito pago. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *