Vacinação contra a Pólio termina próxima sexta

Até a próxima sexta-feira (30), crianças com idade entre 1 e 5 anos deverão ser imunizadas contra a Poliomielite. Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado no dia 26, apenas 35% do público-alvo havia sido vacinado, o que equivale a 4 milhões de crianças nessa faixa etária. 

“Entre o público-alvo da vacinação, a maior cobertura, até o momento, foi registrada entre as crianças de 2 anos de idade (35,33%) e a menor cobertura foi entre as crianças de 3 anos (34,23%). Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina oral de poliomielite (VOP) protege contra dois sorotipos do poliovírus (1 e 3) e a vacina inativada (VIP), contra os três sorotipos (1, 2 e 3)”, informou a pasta, por meio de nota divulgada.

Vale ressaltar que crianças com infecções agudas, febre acima de 38ºC ou ainda hipersensibilidade a componentes da vacina, sejam avaliadas pelo serviço de saúde antes de tomarem a vacina. O órgão garante que a vacina “é extremamente segura e possui eficácia entre 90% e 95% para a VOP”.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *