Bolsonaro sobre voto: “Eu prefiro papel”

Na manhã desta terça-feira (13/10), o presidente Jair Bolsonaro declarou que prefere o voto impresso. De acordo com ele, a cédula é a forma ideal de evitar fraudes durante o período eleitoral. A declaração foi feita durante a saída do Palácio da Alvorada, em resposta a um apoiador. 

“Eu prefiro papel. O papel não tem como… O papel, acoplado ao eletrônico, é a forma ideal de não ter fraude em eleições”, afirmou o chefe do Executivo. Sobre o voto através do celular, o presidente declarou não ter conhecimento sobre o assunto, mas afirmou acreditar que existe a possibilidade de fraudes neste modelo de votação. “No telefone não sei como seria, não tenho conhecimento. Mas, no dia das eleições, pode aparecer um cara do lado, comprar o voto de uma pessoa, e essa pessoa votar ali na hora. Isso pode acontecer”, argumentou.

As eleições municipais de 2020 terão voto presencial, com uso de urna eletrônica. Porém, o Tribunal Superior Eleitoral não prevê o retorno da cédula de papel e avalia a votação online. O teste da votação digital acontecerá ainda este ano, nas eleições municipais. Apenas três cidades brasileiras: Valparaíso de Goiás (GO), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), irão fazer testes do novo sistema, porém sem influenciar o resultado do pleito municipal. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *