Cuidado com os golpes no cadastro PIX

O cadastro do novo serviço de pagamentos instantâneos PIX, mal começou e já mobilizou golpistas a a aplicarem antigas técnicas de roubo de dados para enganar clientes, durante o cadastro na plataforma.

A nova ferramenta do Banco Central entrará em operação apenas no dia 16 de novembro, porém desde o dia 05 de outubro, qualquer brasileiro pode realizar o cadastramento das Chaves Pix no banco em que é correntista. Dessa forma, os golpistas aproveitaram este momento para ter acesso às contas das vítimas. 

De acordo com a empresa de segurança digital Kaspersky, mais de 60 sites falsos, que utilizaram técnicas de “phishing” para o roubo de informações foram identificados. A expressão phishing faz referência à pescaria, já que os golpistas usam o PIX como “isca” para que a vítima entregue seus dados. Entre as técnicas mais comuns de golpe estão:

  • a instalação de softwares maliciosos (malware) nos computadores e celulares;
  • promoções falsas para coleta de dados;
  • e a indução da entrega de informações em cadastro falso.

Segundo especialistas em segurança, os sistemas do PIX estão de acordo com os padrões de segurança digital. Assim, os golpistas precisam recorrer a métodos em que o usuário acaba entregando a proteção de suas contas bancárias. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *