Começa o registro das chaves PIX

Previsto para começar no início de novembro, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, o PIX, começa a fase de testes nesta segunda-feira (5). Agora, os clientes poderão registrar as chaves digitais de endereçamento para enviar ou receber recursos em 644 instituições financeiras. 

De acordo com o BC, as chaves são o “método fácil e ágil” de identificação do recebedor. Assim, o pagador não precisará de informações como número da instituição, agência e conta para realizar uma transferência. 

Para cadastrar uma chave é preciso acessar o aplicativo da instituição em que é correntista, fazer o registro, vinculando uma conta específica, a uma das três informações: número de telefone celular, e-mail ou CPF/ CNPJ. A partir disso, as informações ficarão armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo BC, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT) um dos componentes do PIX. 

A previsão de início do sistema era 3 de novembro, porém o registro das chaves PIX foi antecipado para que os clientes e as instituições financeiras possam aderir e se familiarizar com a nova ferramenta. 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *