Bolsonaro faz abertura da primeira Assembleia Geral virtual da ONU

Este ano a Organização das Nações Unidas celebra seus 75 anos, porém devido a pandemia do novo coronavírus, realiza pela primeira vez em sua história uma Assembleia Geral virtual. A partir desta terça-feira (22), líderes de todo o planeta farão seus discursos através de vídeos pré-gravados.

O presidente Jair Bolsonaro fará a abertura do debate geral, como é a tradição desde 1947, quando o chanceler brasileiro Oswaldo Aranha presidiu a Primeira Sessão Extraordinária da Assembleia Geral e a Segunda Sessão da Assembleia Geral. Após Bolsonaro, será a vez de Donald Trump realizar seu discurso. Até o momento, ainda não se sabe se o presidente dos EUA irá até a sede do encontro realizar seu discurso, pessoalmente.

Este ano o tema da Assembleia é “O futuro que queremos, as Nações Unidas que precisamos: reafirmar nosso compromisso coletivo com o multilateralismo – confrontando a Covid-19 por meio de uma ação multilateral eficaz”, porém nem todos os discursos deverão ter o tema como assunto principal. Ao longo da manhã, terão destaque os pronunciamentos dos presidentes da China,  Xi Jinping, Cuba, Miguel Díaz Canel, Rússia, Vladimir Putin, e do Irã, Hassan Rouhani, além do francês Emmanuel Macron. No total, 14 chefes de estado irão se pronunciar ao longo da manhã. Os discursos serão retomados a partir das 16hs (horário de Brasília), com outros 19 líderes.

Deixe seu Comentário