Weintraub é oficializado diretor no Banco Mundial

Após o período de 40 dias de sua chegada aos EUA, o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub foi eleito, nesta quinta-feira (30), diretor-executivo para o Conselho Administrativo do Banco Mundial. Weintraub que já havia participado de reuniões na instituição, assumirá agora oficialmente as funções na primeira semana de agosto. 

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, na última terça-feira (28), dois dias antes da eleição, o ex-ministro declarou: “Essa semana já tive algumas reuniões, estou me preparando. Semana que vem começo oficialmente já como diretor do Banco Mundial”. A aprovação de Weintraub já era aguardada, visto que o Brasil possuía maioria de poder de voto no grupo composto por outros oito países:  Colômbia, Equador, Haiti, Panamá, Suriname, República Dominicana, Filipinas e Trinidad & Tobago.

O processo de votação foi concluído nesta quinta-feira (30) e o resultado oficial foi divulgado pelo Banco Mundial . O ex-ministro agora dá início os trâmites burocráticos para um mandato que vai até 31 de outubro e, depois, precisará ser renovado no mesmo processo (indicação do governo brasileiro e aprovação do grupo multilateral). 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *