Enem registra mais de 3,5 milhões de inscritos

Mesmo com o debate sobre a manutenção das datas de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a edição 2020 da prova já conta com mais de 3,5 milhões de candidatos inscritos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Exame, as inscrições poderão ser realizadas normalmente até as 23h59 da próxima sexta-feira (22). 

A realização do Enem 2020 está sendo alvo de questões judiciais. Na última segunda-feira (18), a Defensoria Pública Da União (DPU) entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, solicitando que a decisão de manter o exame durante a pandemia do coronavírus seja revista. No mês de abril, o órgão conseguiu uma liminar favorável ao adiamento das datas da prova, porém a medida foi derrubada pelo desembargador Antonio Cedenho atendendo a um pedido da Advocacia Geral da União (AGU). 

Segundo a DPU, inúmeros estudantes, principalmente os mais pobres não possuem acesso à internet nem a matérias didáticas em suas residências, o que prejudica a preparação para o Exame. “Ainda que haja recomendação para que os estudantes continuem os seus estudos durante o período de pandemia pela vida remota, sabe-se que as condições de estudo para os alunos brasileiros são desiguais”, ressaltam os defensores João Paulo Dorini e Viviane Ceolin Dallasta Del Grossi no o documento.

Através de nota, o Inep lembrou que as medidas já foram tomadas para que a prova fosse realizada, entre elas o adiamento da data da prova de outubro para novembro, porém admitiu que o órgão ainda poderá rever mais uma vez a data de realização do Exame.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *