Memorial online homenageia vítimas do Covid-19

Com o objetivo de montar uma rede voluntária de jornalistas, estudantes, escritores e contadores de histórias, o projeto Inumeráveis busca contar histórias das vítimas do novo coronavírus no Brasil. Segundo seus idealizadores, o desafio é “reverter a lógica pela qual a pandemia está sendo tratada no Brasil”. 

Com o memorial, será possível narrar as histórias das vítimas de forma sensível, pessoal e respeitosa às singularidades da vida de cada vítima, estimulando assim um processo reconfortante. Todas as contribuições estarão concentradas em uma plataforma digital. 

De acordo com Rogério Oliveira, empreendedor social e um dos idealizadores do projeto: “O Inumeráveis nasce do incômodo em perceber que nas tragédias humanitárias pelas quais a humanidade passa, transformamos as vidas perdidas apenas em números e estatísticas. Pandemias, guerras, genocídios, desastres recentes como Brumadinho. Não valorizamos, não registramos a vida, a história de cada única pessoa que todos nós perdemos. Hoje temos tecnologia e um sistema distribuído que pode colaborar para termos a ambição de registrar 100% das histórias, de cada pessoa.”

Na própria plataforma há duas possibilidades de colaboração, uma específica para jornalistas, estudantes de jornalismo e outros profissionais que queiram reportar uma história. A outra possibilidade de contribuição é para os familiares e amigos, que queiram prestar uma homenagem à vítima. Os voluntários receberão orientações da plataforma moderadora, que foi desenvolvida para captar de maneira integradora os registros das histórias. Além do memorial, a ideia é materializar o projeto através de uma instalação artística em um local público e aberto ao ar livre. Cada vítima também terá seu nome em um lugar físico da instalação. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *