Bolsonaro inclui atividades religiosas em lista de serviços essenciais

Nesta quinta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto que atualiza a lista de serviços essenciais publicada no último dia 20 de março. Na atualização, agora estão inclusas no rol de serviços essenciais às atividades religiosas e o funcionamento das casas lotéricas. Com isso, essas ações não poderão ser interrompidas durante o período de combate ao novo coronavírus.

A norma publicada hoje, determina que fica proibida “a restrição à circulação de trabalhadores que possam afetar o funcionamento de serviços públicos e atividades essenciais, e de cargas que qualquer espécie que possam acarretar desabastecimento de gêneros necessárias à população.”

O presidente já havia declarado em entrevista ao SBT, que durante a pandemia, os templos religiosos deveriam permanecer abertos. “Muita gente para dar satisfação ao seu eleitorado toma providências absurdas. Fechando shopping, tem gente que quer fechar igreja, (que) é o último refúgio das pessoas.” A entrevista foi veiculada no dia 20 de março. “Eu acho que o pastor vai saber conduzir o seu culto. Ele vai ter consciência – o pastor, o padre-, se a igreja está muito cheia, falar alguma coisa. Ele vai decidir lá”, acrescentou. 

Sobre as lotéricas, Bolsonaro já havia declarado que alteraria o decreto para incluí-las como atividades essenciais. Em seu Twitter, o presidente escreveu “ no Brasil existem 12.956 casas lotéricas e 2.463 se encontram fechadas por decretos estaduais ou municipais. Para que possam funcionar em sua plenitude, atualizei, nesta data, o Decreto 10.282.” 

No último sábado (21), a Caixa Econômica Federal, já havia suspendido por três meses os sorteios da Loteria Federal, com objetivo de evitar aglomerações e com isso, o avanço da pandemia do coronavírus no país. 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *