Governo define medidas na área de assistência social contra o Covi-19

Foram publicadas nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial da União, as definições do governo federal para as áreas de assistência social pública e particular, para o enfrentamento de emergência em saúde pública devido ao novo coronavírus. A portaria do Ministério da Cidadania ressalta a importância do Estado brasileiro garantir de maneira regular a oferta de serviços e programas socioassistenciais voltados à população em risco social. 

Segundo o texto, caberá aos órgãos responsáveis pela política de assistência social dos estados, municípios e do Distrito Federal a adoção de medidas para prevenção e redução dos riscos de contaminação para preservação dos serviços. A portaria recomenda os cuidados necessários para a prevenção da transmissão do vírus, especialmente para os serviços voltados para as pessoas em situação de rua, com deficiência, idosos e nos serviços de acolhimento. Além disso, outro ponto é o acompanhamento remoto dos usuários, através de ligação telefônica ou aplicativos de mensagens. 

Outra ação prevista está ainda a adoção de turnos de revezamento da equipe de assistência para evitar a concentração e a proximidade das pessoas no ambiente de trabalho. Materiais de higiene e proteção deverão ser disponibilizados para proteção individual e promover o afastamento ou teletrabalho para funcionários que fazem parte dos grupos de risco. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *