Governo destina R$ 50 milhões para resgate de brasileiros no exterior

O governo federal prepara uma medida provisória que liberará R$ 50 milhões para o resgate de brasileiros no exterior. De acordo com as informações da área diplomática, a MP deverá ser publicada até esta quarta-feira, no Diário Oficial da União. 

Segundo o Itamaraty, cerca de 6 mil cidadãos brasileiros no exterior, estão tentando voltar ao Brasil. Com o dinheiro, além do fretamento de aviões para o resgate dos brasileiros, será possível prestar assistência consular em geral. 

Desde o início de março, que milhares de brasileiros, em sua maioria turistas tentam retornar ao país sem sucesso. Várias companhias aéreas cancelaram os voos ou então estão cobrando mais caro pelo valor das passagens, segundo informações de O Globo. E mesmo com o governo negociando a abertura de voos humanitários, ainda não há um prazo para isso acontecer. 

Outra solução para o problema é a utilização de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Nesta terça-feira (24), dois aviões C-130 (Hércules) decolaram das cidades do Rio de Janeiro e Belém com destino a Cusco, no Peru. O objetivo é resgatar os brasileiros que estão naquela cidade. A ação acontece sob a coordenação dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Através de de nota, os ministérios declararam que ainda estão previstos voos comerciais partindo de Cusco e de Lima. Os brasileiros interessados em realizar o embarque devem procurar orientações na embaixada brasileira. 

1 Comentários

  1. Gilmar domingos de souza
    24 de março de 2020 - 4:05 pm

    Estamos aguardando resposta do consulado brasileiro ,somos um grupo de motoqueiros do Brasil e não estamos conseguindo voltar

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *