História política do Brasil: Da colonização à proclamação da República

A história política do Brasil tem início em sua colonização, momento em que dois partidos políticos criados no século XIX, já dividiam o cenário nacional em duas vertentes: Liberal e Conservador. Esses dois partidos apresentavam diferentes ideologias, porém era a questão do federalismo dos estados brasileiros que realmente dividia o governo.

Em 1822, em contrapartida aos países sul americanos, o Brasil passou a adotar o regime de governo da Monarquia Constitucional. Com essa decisão, o modelo econômico agrícola que tinha como base a escravidão e já era adotado em outras colônias europeias, foi inserido em nosso país. 

Além disso, os primeiros europeus que chegaram por aqui não tinham autonomia suficiente, e deveriam seguir as determinações estabelecidas pela Coroa portuguesa. Durante essa época, houveram mudanças significativas para a história nacional, como a chegada da família real portuguesa ao país, a independência do Brasil e a coroação de Dom Pedro II como imperador. Com a regência do novo monarca, o sistema bipartidário ganhou ainda mais força. 

Com esse sistema centralizador, cabia ao imperador brasileiro nomear os governadores através das prerrogativas do poder moderador, concedido pela constituição de 1824. Além disso, as eleições legislativas ocorriam de forma indireta. Porém, a estabilidade na política nacional durou até a década de 1880, época em que o sistema passou a ser incapaz de suprir as demandas sociais. militares e a pressão pela emancipação dos escravos. 

Essa instabilidade política, culminou com o primeiro golpe militar brasileiro, que ocorreu em 1889. Assim, com a destituição do Imperador, o governo monárquico acabou e a República foi proclamada em nosso país. Agora, o Brasil passa a ter uma Constituição que se igualava ao texto adotado nos Estados Unidos e a era da chamada República Velha (1889 – 1930), tem início.  

4 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *