Como faço para justificar meu voto?

A justificativa eleitoral serve para explicar a impossibilidade do comparecimento do eleitor às urnas. Se você estiver fora do seu domicílio eleitoral, será possível justificar sua ausência através do formulário “Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). 

O formulário poderá ser retirado gratuitamente nos cartórios eleitorais, em postos de atendimento ao eleitor, na internet através das páginas do TSE e dos TREs, ou ainda nos locais de votação no dia do pleito. A justificativa eleitoral é válida apenas para os turnos em que o eleitor não compareceu às urnas, por não está em seu domicílio eleitoral. 

Nos casos dos eleitores que não puderem votar em nenhum dos dois turnos, será preciso justificar a ausência em cada um deles, através de formulários separados. Além disso, será preciso seguir os requisitos e prazos estabelecidos para cada turno. 

O eleitor tem o direito de justificar a ausência quantas vezes forem necessárias. Porém, é preciso estar atento à eventual revisão do eleitorado municipal onde está inscrito. O não comparecimento à convocação da Justiça Eleitoral pode levar ao cancelamento do título eleitoral. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *