Guedes conversa com governadores sobre questão dos combustíveis

O Fórum de Governadores, que aconteceu nesta terça-feira (11), contou com a participação do ministro da Economia Paulo guedes, do secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues e do secretário do Tesouro Nacional, Mansueta Almeida. A participação do ministro esclareceu alguns pontos para a solução da problemática sobre a alta carga tributária da gasolina e do diesel. 

Guedes estava evitando fazer declarações sobre o tema. Porém, segundo os governadores que estavam presente no Fórum, o ministro fez um discurso apaziguador em relação ao tema. Paulo Guedes teria declarado que, mesmo com desafio lançado pelo presidente Jair Bolsonaro, essa questão não pode ser solucionada de maneira imediata. Assim, não é viável retirar uma importante fonte de recurso dos estados de uma hora para outra. 

“Guedes interpreta essa questão como uma sugestão de médio e longo prazos. Ele sabe que esse assunto só pode ser resolvido na medida em que houver a aprovação da reforma tributária e do pacto federativo.  Já que nem os estados nem a União podem abrir mão dessa receita agora”, afirmou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. “O ministro está ciente da absoluta restrição que os estados têm de zerar o ICMS imediatamente. E fez uma colocação de que a fala do presidente deve ser entendida como um apelo e um chamamento para que o tema da tributação seja enfrentado pelo país”, acrescentou Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul. O ministro da Economia, Paulo Guedes não falou com a imprensa em sua saída do encontro. 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *