Governo irá trazer brasileiros da China

O governo brasileiro está nesta segunda-feira (03), em reunião para definir os detalhes do traslado dos brasileiros que estão em Wuhan. Na tarde do último domingo (2), já havia sido anunciado que os brasileiros que estão confinados na cidade chinesa, centro do surto do coronavírus, serão trazidos para o país. A operação de repatriação do grupo já vem sendo planejada em conjunto pelos ministérios da Saúde, Defesa e Relações Exteriores. 

Na manhã deste domingo, um grupo de brasileiros publicou um vídeo nas redes sociais. Eles pediram ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Ernesto Araújo, ajuda para retornar ao país. Durante o vídeo, cerca de 15 brasileiros, entre homens, mulheres e crianças aparecem lendo trechos de uma carta aberta. No vídeo, os brasileiros ressaltam as operações de evacuação realizadas por outros países. Além disso, ele afirmaram estar dispostos a passar o período de quarentena fora do território chinês. 

Através de nota, o Itamaraty afirmou que “governo brasileiro adota todas as medidas necessárias para trazer de volta ao Brasil os cidadãos brasileiros que se encontram na província de Hubei, especificamente na cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia do coronavírus.” 

A responsabilidade de cuidar dos brasileiros, durante o período de quarentena será do Ministério de Saúde. O Ministério da Defesa prepara o plano de voo da aeronave, que provavelmente será fretada e realizará o translado dos brasileiros. A Embaixada do Brasil, em Pequim, prestará as informações necessárias e irá organizar os procedimentos cabíveis para garantir a saída do grupo da China.  

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *