Queda: Desemprego no Brasil chega a 11% em dezembro

De acordo com informações divulgadas pelo IBGE, a taxa de desemprego ficou em 11%, em todo país, no último trimestre de 2019. Essa é a terceira queda seguida do indicador. E segue sendo o menor patamar desde o trimestre encerrado em março de 2016, quando ficou em 10,9%.

“Verificamos um aumento significativo (de postos de trabalho) ao longo do ano. Isso tem a ver com contratações em diversas áreas e uma reação do comércio a partir do fim do ano. Claro, nessa época do ano devemos levar em consideração a sazonalidade característica do fim do ano. Precisamos esperar para verificar se essas pessoas permanecerão empregadas”, declarou Adriana Beringuy, analista da pesquisa. 

O estudo do IBGE também apontou que em comparação aos três meses anteriores, houve aumento de 1,8% no contingente de trabalhadores de carteira assinada no setor privado. “Houve um crescimento expressivo do emprego com carteira assinada, com expansão de 1,8%, o que não ocorria desde o início da série, em 2012″, afirmou Beringuy. 

Porém, o número total de trabalhadores com carteira assinada é cerca de 3 milhões inferior ao recorde de 2014, quando foi registrado 36,7 milhões. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *