Esquema em aeroportos não detecta passageiros com febre

Quem chega ao Brasil através dos aeroportos já ouve as mensagens de alerta sobre o Coronavírus. Atualmente, a ocorrência da doença em 20 países. As mensagens que informam sobre os sintomas da doença e as medidas para evitar a transmissão, duram cerca de um minutos e podem ser ouvidas em português, inglês e mandarim. Porém, apesar de todas as medidas já tomadas, os terminais aeroportuários do país não possuem scanners térmicos para detectar passageiros com febre. 

Até o momento 45 ocorrências foram notificadas aos órgãos de saúde do país, porém nem todos são tratados como suspeitos. O ministério da Saúde informou que está monitorando novos casos de pacientes suspeitos de contaminação pelo Coronavírus do Brasil. Os resultados da análise de exames para identificação da doença pela Fiocruz em Belo Horizonte foi adiando para amanhã. 

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira declarou que o governo brasileiro não irá realizar nenhuma mudança de conduta em relação ao monitoramento da doença. “Não sabemos quais são as novas recomendações e amanhã (hoje) informaremos quais condutas teremos que mudar ou se vamos manter nossas posições. Até o momento, entendo que não há nada para mudar. Mas a OMS é soberana e seguiremos as recomendações”, declarou. De acordo com o secretário o grau de risco do país só será elevado para 3 quando o primeiro caso de contaminação pelo Coronavírus for confirmado no país.   

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *