Três casos suspeitos de Coronavírus no país

Nesta terça-feira (28), o Ministério da Saúde que está investigando três casos suspeitos do novo Coronavírus no Brasil. Estes são três os primeiros casos oficiais de possíveis infecções no país e estão localizados nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Assim, o governo federal elevou o alerta de nível 1 para 2, o que equivale a “perigo iminente” da doença. 

Para o nível 2 de alerta, ocorre o isolamento dos casos suspeitos e as pessoas que de alguma forma tiveram contato com os pacientes ficam sob investigação e são monitoradas. Além disso, o governo pode requisitar “bens e serviços” de pessoas físicas e empresas no atendimento a emergências. 

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta o governo “está preparado” para identificar o vírus. “Não é um sistema que está sendo preparado agora. Temos o plano de contingência e o que vamos fazer é atualizá-lo”, declarou. Durante entrevista coletiva, foi informado que desde o início do surto do vírus, cerca de “7 mil rumores” de infecção e cerca de 120 exigiram verificação das autoridades. O ministro recomendou apenas viagens “em caso de extrema necessidade” sejam realizadas à China. 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que até o momento não há planos para retirada dos brasileiros das áreas onde há pessoas infectadas. “Pelo que parece tem uma família na região onde o vírus está atuando. Não seria oportuno a gente tirar de lá, com todo o respeito. Pelo contrário, agora não vamos colocar em risco nós aqui por uma família apenas”, afirmou. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *