Teste das novas urnas eletrônicas começam

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deve iniciar nesta terça-feira (21), os testes dos novos modelos de urnas eletrônicas. Os resultados da avaliação devem ser divulgados no próximo dia 27. As empresas participantes da licitação realizaram a entrega das novas urnas ao TSE na última segunda (20).

Os novos modelos de urna buscam corrigir as falhas de antigos projetos, já desclassificados pelo não cumprimento de especificações técnicas da licitação. O edital para compra das novas máquinas foi publicado em julho do ano passado. De acordo com o TSE, cerca de 100 mil novas urnas deverão ser compradas. Além destas, aproximadamente 470 mil urnas já estão disponíveis para as eleições 2020.

O texto da licitação, prevê a compra de até 100 mil máquinas. O valor total destinado é de R$ 696,5 milhões, porém o TSE pode desembolsar menos dinheiro. O novo modelo de urna terá um novo design, que possibilita funcionalidades de ergonomia. A tela e o teclado serão “integrados” em uma visão única, agilizando assim a votação. 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *