Brasileiros mudam seus hábitos de consumo

De acordo com a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o brasileiro mudou sua forma de comprar. Agora, antes de sair gastando dinheiro, o consumidor pesquisa, espera as promoções, avalia as garantias do produto e ainda faz uma pechincha de preços.

Com o resultado, ainda foi possível descobrir que 74% dos brasileiros esperam pelo saldão das lojas antes de realizar a compra de novos itens. A prática que é mais percebida entre as pessoas com renda de até um salário mínimo, cresceu 7% desde 2013. Para Renato da Fonseca, gerente de Pesquisa e Competitividade da CNI, a crise econômica levou o consumidor brasileiro ao amadurecimento. “Ela obriga o consumidor a ser mais consciente no sentido de pesquisar mais preço, mais qualidade, esperar pelo momento mais adequado para comprar um produto mais barato, e obviamente estar preocupado com o serviço de pós venda”, afirmou.

Através desse comportamento outro fator foi observado: os consumidores passaram a se preocupar mais com a garantia e a manutenção do produto. Fonseca ressalta que essa mudança para 74% dos consumidores, ocorreu devido a redução do orçamento das famílias brasileiras. “São consumidores que não só estão mais interessados em um serviço do bem, mas também que vão ficar mais tempo com esse produto por questão da crise”, declarou.

Agora não apenas o design, como o custo benefício passaram a ser pontos chaves na hora da compra. A pesquisa ainda mostrou que, 81% dos consumidores pechincham descontos ou vantagens na hora da compra. 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *