Consumidor já pode consultar o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo, lista dos “bons pagadores” de contas, foi liberada para consulta este fim de semana. Além das informações sobre operações financeiras, a lista possibilita a visualização das obrigações de pagamento de pessoas físicas ou jurídicas, o histórico e o comportamento financeiro do pagador. Porém, nesta primeira etapa, apenas as informações bancárias dos consumidores foram liberadas. 

A lista dos “bons pagadores”, apresenta uma nota, também chamada de “score”  de cada consumidor. A pontuação é calculada de acordo com as operações de crédito em geral, que são utilizadas pelo indivíduo, além dos pagamentos de serviços continuados, como água, luz e telefone. A promessa é que, através dessa lista, os melhores clientes possam ter acesso a melhores opções de juros, crédito e prazos mais longos de pagamento. 

A novidade é que além das empresas, agora os próprios consumidores já podem realizar a consulta das suas informações no cadastro. Quatro birôs foram autorizados pelo Banco Central (BC) a atuar como gestores: Serasa, Boa Vista SCPC, SPC Brasil e Quod.  Para ter acesso a sua nota, o cliente deverá informar nome completo, CPF, e-mail e número de telefone. Em alguns casos, ainda será preciso enviar uma selfie com todos os documentos. A validação do cadastro poderá ser realizada através de e-mail ou ainda SMS. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *