Toffoli visita parque tecnológico em Recife

Na última quinta-feira (09), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli esteve no Recife (PE), para conhecer algumas ideias para inovações tecnológicas no judiciário. O objetivo é utilizar a tecnologia como aliada para acelerar os processos em diversas áreas do setor. As empresas que atualmente estão embarcadas no Porto Digital, estão em busca de soluções que possam ser incorporados ao meio, entre elas a inteligência artificial.

Durante a visita, o ministro conheceu algumas empresas e possíveis soluções que podem ser incorporadas ao judiciário“Os tribunais de Pernambuco estão muito bem avaliados, o de Justiça estadual, federal, do Trabalho e eleitoral estão entre os melhores do país. Equipes técnicas do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo discutem os trâmites para aperfeiçoamento dos trabalhos e da prestação jurisdicional. Estamos no Porto Digital conhecendo essa realidade que é extremamente importante, tem criatividade e inovação e pode ser útil para o judiciário, para alcançar um serviço mais rápido e eficiente. Temos que pensar nos tribunais virtuais, ou seja, a pessoa não precisa sair de casa para ir a uma audiência, temos que evoluir para isso”, afirmou o ministro. 

Entre os compromisso da agenda de Toffoli estava uma reunião com Pierre Lucena, presidente do Porto Digital. Após o encontro, o ministro foi apresentado a algumas empresas de tecnologia da região, como Neurotech, Tempest, Kurrier, InLoco e Avantia. “O Porto Digital tem muita solução que pode ser implantada no sistema judiciário brasileiro, especialmente em inteligência artificial. Então fizemos questão de mostrar ao ministro algumas das empresas locais que estão trabalhando com isso. Mostramos que não precisa buscar solução lá fora, temos soluções baratas e eficazes aqui”, declarou Lucena.

Atualmente o Porto Digital já possui parceria com o Ministério Público de Pernambuco e pretende ampliar essa relação ao sistema judiciário como um todo. 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *