Ministro da Economia será responsável pela nova política de reajuste do mínimo

 

Nesta quinta-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro declarou que a decisão para propor uma nova política de reajuste do Salário Mínimo deverá ser do Ministro da Economia Paulo Guedes. “Quem trata deste assunto (a nova política) é o Paulo Guedes, que está fazendo bom trabalho”, declarou em sua saída do Palácio da Alvorada.

Após muito debate, a Medida Provisória de reajuste do salário mínimo, que estabeleceu o valor de R$ 1.039, foi assinado pelo presidente. Durante uma entrevista, em dezembro do ano passado, Guedes afirmou que o  valor de reajuste será estabelecido de maneira anual. 

Segundo o ministro, a decisão de regra fixa, estabelecida por outros governos, não fez bem ao país. “Quando a gente pensa hoje em política salarial, você está fazendo demagogia”, afirmou. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Economia, a inflação foi impulsionada pela recente alta do preço da carne. Com isso, houve a expectativa de INPC mais alto, o que acabou refletindo no valor do salário mínimo de 2020. 

Ainda sobre o assunto, Bolsonaro declarou “ou você tem uma política… tinha, que acabou no ano retrasado, ou você todo ano regula. (o reajuste) Foi acima do que seria se a lei do PT estivesse em vigor”. Ele ainda afirmou que, se dependesse dele, o valor do salário mínimo seria de R$ 10 mil, “Tem que saber de onde vem o dinheiro, só isso”, ressaltou. 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *