Alta da carne impulsiona a inflação em dezembro

A inflação sofre aceleração este ano, resultado da alta dos preços da carne. Porém, o Banco Central considera que o índice deste ano e para os próximos se manterá em níveis confortáveis. 

O Relatório de Inflação, que é apresentado a cada trimestre, afirma que em novembro a inflação ficou 0,26% acima do projetado. Essa mudança no cenário ocorreu devido a combinação da elevação acentuada nos preços da carne, somada ao reajuste dos jogos lotéricos e o acionamento da bandeira vermelha nas tarifas de energia elétrica. Além disso, o IBGE declarou que a inflação atingiu 0,51% no mês passado. 

Caso a alta da inflação se concretize, o índice de 1,80% no trimestre será bem superior a variação que foi observada anteriormente. O BC declarou em seu relatório que “As taxas de inflação mais altas esperadas para o trimestre encerrado em fevereiro, em comparação com as observadas entre setembro e novembro, refletem a perspectiva de alta adicional nos preços de carnes, recuperação dos preços de alimentos in natura- movimento compatível com período chuvoso – e de elevação dos preços de combustíveis, influenciados pela depreciação do câmbio [alta do dólar] e entressafra da cana. Destacam-se, ainda, as altas sazonais nos custos de passagem aérea, ônibus urbano e educação, em dezembro, janeiro e fevereiro, respectivamente.”

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *